Presidente – Maria Luisa Mendes Teixeira

mallu

Graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Bolsista produtividade pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente é profa. do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e Coordenadora de Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dedica-se ao estudo de valores e Dignidade Organizacional. Prêmio Jabuti pelo livro “Valores Humanos e Gestão”. Líder do grupo de pesquisa Valores, Dignidade e Gestão registrado no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Brasil). Lidera e participa de projetos em parcerias com outros pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre estes, pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal e Hong Kong.

 

Diretora executiva – Alexandra Barosa Pereira

foto-alexandra-barosa

Licenciada em Sociologia, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional e em processo doutoral em Gestão. É Professional Certified Coach (PCC), Certified Coach Mentor (CCM), com mais de 2.300 h em Coaching com C-levels, Diretores e Managers, e facilitadora em presença executiva, liderança e interculturalidade. Tem 26 anos de experiência profissional nas áreas do Aconselhamento, Treinamento, Mudança Comportamental e Gestão de Carreiras e de Talentos. Desde 2007 tem colaborado com diferentes empresas de consultoria internacionais, e durante 6 anos foi formadora na International Coach Academy, treinando e mentorando coaches em todo o mundo. É ainda autora da obra: “Coaching em Portugal – teoria e prática”, e investigadora na temática do Coaching, com uma forte crença que a investigação e a prática têm que estar juntas na ação. Nos últimos anos tem-se especializado em Coaching e Liderança Intercultural, individual e de equipes, publicando alguns artigos nestas temáticas e trabalhando com lideres globais, em diferentes geografias e industrias.

 

Vogal – José da Silva Ribeiro

foto-prof-jose-ribeiro

Doutor em Ciências Sociais – Antropologia e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto. Professor de Antropologia, Antropologia Visual, Métodos e Técnicas de Investigação em Antropologia, Media e mediações culturais. Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta onde é Responsável pelo Laboratório de Antropologia Visual / Media e medições culturais. Realiza trabalho de campo em Cabo Verde e nas periferias urbanas de Lisboa e Porto, no Brasil, em Cuba e na Argentina. Coorganizador da Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, do Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Coordenador da rede Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, participante e membro fundador da Rede Internacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia. Professor visitante das Universidades de São Paulo, Presbiteriana Mackenzie, Múrcia e Savoie.

 

Vogal – Albino Pedro Anjos Lopes

Albino

Agregação, no ISCTE, na especialidade de Organização e Desenvolvimento de Recursos Humanos – Cadeira de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e lição sobre a Concepção e a Gestão da Formação Profissional Contínua, Maio de 2006; Equivalência ao Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 1992;
Doutoramento em Psicologia, na área da Psicologia Social e das Organizações, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), 1991. Cargo actual, Instituição: Professor Catedrático e Coordenador da Unidade de Gestão no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, 2009/10

 

Vogal – Esmeralda Tavares

Esmeralda

Diretora de Recursos Humanos da Lojas Francas de Portugal.

A atual posição de Diretora de Recursos Humanos numa empresa do setor do retalho integrada num vasto grupo internacional advém de um percurso desenvolvido nas diferentes áreas de recursos humanos iniciado em 1993.
Ao longo desse percurso teve a oportunidade de integrar diversos projetos (recrutamento, formação profissional, desenvolvimento de competências, entre outros) em equipas pluridisciplinares a nível nacional e internacional (Suiça, Espanha, Cabo Verde, Angola). O trabalho e o interesse pessoal permitiram o envolvimento com temáticas como a diversidade, a integração, o desenvolvimento do potencial e a mudança. A Licenciatura em Sociologia foi posteriormente complementada com o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.