Data 02 e 03/12/2021

O Fórum será on-line e poderá ser uma oportunidade de trocas experiências e
conhecimento, fazer novas conexões com professores pesquisadores e
profissionais especialistas das áreas.

Veja alguns dos temas que serão abordados:

Neste painel pretendemos responder a questões das práticas nas organizações com a entrada da Covid19 no seu quotidiano:


– De que forma este período moldou a globalização?
– Qual o impacto sentido pelos RH no período pandémico?
– Quais serão as novas formas de trabalhar no futuro?

Profissionais seniores de diferentes sectores de actividade localizadas em diferentes países irão partilhar as suas experiências.

O painel irá debater: como é observada a globalização antes e após pandemia; quais os impactos em diferentes organizações (ex.: fecho de fronteiras, escassez de recursos); qual o conceito atual do global, nomeadamente qual a ligação entre o global e o local; como os RH lidaram com os desafios, quais as oportunidades encontradas; e de que forma este período valorizou ou desvalorizou as Pessoas no contexto organizacional.;

Apresentador 1: Alexandra Barosa-Pereira – Diretora da AIETORG e ABP Corporate Coaching, Managing Partner.
Apresentador 2: Esmeralda Tavares – Diretora da AIETORG e Recursos Humanos, LFP-Lojas Francas de Portugal, S.A.
Apresentador 3: Meiling Canizares – M’Canizares, Coach de Lideranças e Facilitadora de Treinamentos.
Apresentador 4: Paula Simões – Diretora de Recursos Humanos, Aeroporto de Lisboa, ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.
Apresentador 5: Inês Marques da Silva

O tema desta mesa tem como proposta discutir tópicos contemporâneos voltados à mobilidade global. Tradicionalmente, diversos temas têm sido abordados dentro do campo de estudos dedicado à mobilidade global, por exemplo: tipos e diferentes experiências de mobilidade, gestão internacional de recursos humanos, equipes multiculturais, competências interculturais, interculturalidade e aprendizagem, entre outros. Nesse contexto, considera-se pertinente e oportuno ampliar a reflexão no que se refere aos expat-preneurs, aos negócios imigrantes e ao empreendedorismo imigrante, tendo por foco a realidade de empreendedores imigrantes brasileiros, bem como de empreendedores imigrantes no Brasil, além das possíveis interfaces desses fenômenos com a gestão organizacional e a cultura.

Participantes da mesa:
– Dra. Janaína Maria Bueno, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
– Dr. Eduardo Picanço Cruz, Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo, Universidade Federal Fluminense (UFF).
– Me. Gislene Cordeiro da Silva Diniz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Este tema tem como proposta discutir tópicos contemporâneos voltados ao envelhecimento populacional e ao prolongamento da vida de trabalho. O envelhecimento drástico observado Brasil e sem um crescimento econômico correspondente, gera um tempo de incertezas, mas também um tempo de reflexão – para indivíduos, organizações, governo e sociedade civil. As apresentações desta mesa alimentam essas reflexões a partir de apresentações de estudos empíricos ou teóricos que discutirão temas como metaestereótipos etários e prosperidade no trabalho na perspectiva de curso de vida, longevidade e produtividade no trabalho, processo de decisão de aposentadoria e um ensaio teórico que reflete sobre “os trabalhos do tempo e os tempos do trabalho”.

Coordenadora da mesa:
Dra. Darcy M. M. Hanashiro: Professora titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas.

Participantes da mesa
– Dr. Eduardo André da Silva Oliveira: Professor da Universidade do Porto
– Dr. Jorge Correia Jesuino: Professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, professor catedrático na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e investigador integrado no Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa (CFCUL)
– Dra. Lucia Helena de Freitas Pinho França: Professora Titular da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO.
– Me Isabela Drago: profissional do Centro de Inovação SESI de Longevidade e Produtividade.